29.11.09

Obra da transposição destrói cisternas que armazenam água de chuva para o abastecimento humano

Nas comunidades de Bananeiras e Escondidas, município de Russas (CE), está sendo ampliado o Projeto Tabuleiro de Russas, que irá irrigar 14 mil hectares de terra, em sua maioria destinado a frutas para exportação.

A construção do canal da Transposição, que passará pela localidade, já vem provocando impactos às comunidades locais, como a destruição de cisternas e de casas; e a derrubada de carnaubais e cajueiros.

As obras, executadas pela Andrade Gutierrez S/A, estão bastante avançadas. No entanto, as famílias, que convivem com as máquinas dentro de suas propriedades, ainda não receberam as indenizações e nem sabem onde serão suas novas residências.

Cerca de 300 famílias, que vivem a ameaça de perder suas terras, estão resistindo para permanecer no local onde sempre viveram em harmonia com a natureza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Definitivamente, nas questões ambientais o nosso Excelentíssimo Senhor Presidente não entende nada ou se faz de mal entendedor. Pouca vergonha que deveria sim, ser acompanhada pela imprensa nacional e internacional. Desta forma, tal fato, tenha o reconhecimento merecido.