18.6.10

Livro sobre resistência à transposição na PB é lançado hoje em Campina Grande

Trabalho integra programação de abertura do Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco


“A resistência à transposição do rio São Francisco na Paraíba: histórias de luta em defesa da terra, das águas e dos povos do Nordeste”. Esse é o título do livro que será lançado logo mais, a partir das 19h, quando terá início o Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco, em Campina Grande. A publicação, apoiada pela Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste, é organizada por Ana Célia Silva Menezes e Flávio Rocha e conta com artigos de José Comblin, José Jonas da Costa, Gilson Alves, José Etham Barbosa e Alder Júlio Freire Calado.

Ainda na programação de abertura do Encontro, que contará com mais de cem pessoas vindas dos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, haverá o lançamento de um vídeo feito sobre os atingidos pela transposição do Velho Chico e homenagens ao pesquisador João Suassuna, da Fundação Joaquim Nabuco (PE) e ao bispo dom Luiz Cappio, que ganhou notoriedade ao encampar uma greve de fome em protesto à transposição. O bisco não poderá participar do Encontro, mas enviará representante para receber a homenagem.


O Encontro de Atingidos e Atingidas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco prossegue amanhã e sábado. Nesta sexta-feira os participantes do evento farão um Ato Público junino no Parque do Povo. O Encontro de Atingidos/as pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco é uma realização da Frente Paraibana em Defesa da Terra, das Águas e dos Povos do Nordeste; da Frente Cearense por uma Nova Cultura da Água e Contra a Transposição do Rio São Francisco; e da Ação Popular pela Revitalização do São Francisco.



Um comentário:

PauloAfonso disse...

A perda de água do rio São Francisco se deve exclusivamente à evaporação nos represamentos, que diminuem a velocidade da água no rio e aumentam a superfície de água exposta ao sol.